logo home
consulte gif

todos gif

encontre home

top menu1

menu1
mapa
dicas
passeio
videos
util

top hospedagem

hoteis
pousadas
chales
pacotes
luademel

top guia

choco
restaurante
compras
imoveis

Curiosidades sobre Monte Verde

O ar puro, a fauna, a flora exuberantes e o visual oferecido pelas montanhas fazem de Monte Verde um dos lugares mais lindos do Brasil onde ainda se encontra aquele atendimento do interior, como se você estivesse na casa de seus familiares.

Os Passeios a cavalo, charrete, moto e quadriciclo são uma excelente atividade para os turistas que depois podem saborear uma boa comida mineira, com toques da cozinha alemã, criação de trutas, doces e chocolates maravilhosos.

Numeramos algumas dicas para que o seu passeio seja ainda melhor.

1. Monte Verde é um distrito de Camanducaia e sua história começa em 1950, quando o Sr. Verner Grinberg, veio ainda jovem da Letônia para o Brasil com seu pai, comprou umas terras da Fazenda do Selado, que ficava na região de Campos do Jaguari, na serra da Mantiqueira.


2. A energia elétrica era através de um gerador que ainda permanece exposto em Monte Verde, na Avenida próxima a entrada e em 1969 a rede elétrica foi estabelecida.


3. Monte Verde possui uma bandeira que foi criada em 1980, inspirada nas cores e brasão da bandeira da Letônia, utiliza os mesmos símbolos: sol, pinheiro e gelo.


5. A árvore típica da região é a Araucária, sempre encontrada em regiões frias como no Rio Grande do Sul, a árvore praticamente é moldura de Monte Verde e leva dezenas de anos para crescer e só começa a dar frutos (o conhecido pinhão, típico das festas juninas) depois de adulta. Quando cai uma pinha, a outra já está começando a se formar para o próximo ano.


7. Monte Verde ainda não está no mapa do Google 100%, até a avenida o GPS funciona perfeitamente, mais é recomendável não segui-lo nas ruas da cidadezinha, é indicado seguir os mapas locais, encontrados com facilidade na entrada e nos comércios. A dica de como chegar a Monte Verde é:  Latitude e Longitude de Monte Verde é 22º51’ S 46º02’W.


8. Monte Verde cresce a cada dia e tem aproximadamente cinco mil habitantes, divididos entre o Centro e a Vila da Fonte, sem contar as pessoas que vem de fora para trabalhar no local.


9. Onde ficar em Monte Verde: Hoje em dia são mais de 200 meios de hospedagem, entre Hotéis, Pousadas, Estalagens e Chalés que oferecem opções para todos os tipos de gostos e preços variados. A grande maioria trabalha exclusivamente com casais, mas é possível encontrar locais que hospedagem família e grupos. Como dica pra quem procura preços mais acessíveis prefira diárias durante a semana e nas épocas de temporada tente reservar com um pouco de antecedência, mais não deixe de visitar Monte Verde, pois de tempos em tempos Monte Verde se renova pra cada vez mais ter o que oferecer e poder agradar os mais diversos visitantes.


10. A Infra-estrutura de Monte Verde conta com: um hospital (ABMV) que oferece RX, primeiros socorros e médico 7 dias por semana, além de um excelente posto de saúde, com atendimento 24 horas. Tem ainda consultório dentário, clínica veterinária, uma agência do Banco do Bradesco e Caixas Eletrônicos do Banco do Brasil nos Correios, Itaú, Caixa Econômica e Casa Lotérica


11. Monte Verde está a aproximadamente 1.700 metros de altitude com picos, como o do Selado que chega a 2.000 metros de altitude, a cidadezinha ocupa entre 500 e 700 alqueires, incluindo áreas preservadas e utilizadas pela empresa Melhoramentos que cuida muito bem dos locais.


13. O clima frio, típico das montanhas de Monte Verde dão destaca para as baixas temperaturas que no verão, oscilam entre 26 graus durante o dia e 14 graus à noite. A temperatura de Monte Verde no inverno, oscilam entre 25 graus e -10 graus. Durante o dia, mesmo no inverno, a temperatura pode ultrapassar os 20 graus. A partir do meio da tarde, porém, começa a cair e chega rapidamente aos -6 graus aproxidamente. A medição mais baixa da história de Monte Verde foi -13º C, registrada em 1999.
Mesmo com as baixas temperaturas, Monte Verde tem Neve, mas é muito comum visualizar as geadas sempre presentes na parte da manhã e principalmente no inverno. É muito gosto acordar dar de cara com a paisagem coberta por gelo.


14. O turismo, o comércio e a Hotelaria são a base da economia local e oferecem o ano inteiro várias vagas de trabalho, pois a mão de obra é escassa e existe a necessidade da contratação e mão de obra externa com e sem experiência. Além disso, muitos produtos são produzidos em Monte Verde, como: Sabonetes, blusas de lã, artesanato em madeira, queijos e chocolates estão entre os itens que se destacam.

O melhor local para as compras em Monte Verde concentra-se em sua maioria, na avenida principal (Av. Monte Verde), logo depois do posto de gasolina até a praça do Banco Bradesco, porém só é possível estacionar em locais credenciados ou alguns metros antes ou depois deste trecho, que atualmente foi favorecido para que os turistas possam ter mais espaço para caminhar e curtir o passeio.

São Lojas, Galerias, Pequenos Shopping’s, onde você encontrará de tudo um pouco: roupas, calçados, bijuterias, sabonetes, estanho, luminárias, peças de tear, arte em madeira e uma infinidade de lembrancinhas. Mas o comércio não fica limitado à Av. Monte Verde, você também encontrará outras opções nas ruas transversais e também do outro lado da cidade, seguindo a Avenida, após a Pista de Patinação no Gelo, na Vila da Fonte que tem Supermercados, Farmácias, Academia, Escolinhas, Parques e Pracinhas entre outros.


15. Importante: antes de comprar e construir em Monte Verde, consulte a prefeitura, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) ou o CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), para certificar-se da legalidade do terreno e tomar conhecimento da lei ambiental que rege o município.

ESTÁ ESPERANDO O QUE ???

Copyright © 2014 | Portal Monte Verde.MG - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por www.QUALIFICANDO.com.br
As fotos e imagens deste portal são ilustrativas e o conteúdo foi fornecido pelos anunciantes sob a condição de poder sofrer alterações.